terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O poeta!




Renanto russo com certeza foi uma das celebridades da música mais marcantes na história do rock nacional. Renato Russo tinha como seu nome verdadeiro "Renato Manfredini Júnior". Ao contrario do que muitos pensam, ele não nasceu em Brasília nem nos EUA, ele nasceu no Rio de Janeiro em 1960. Porém com 7 anos ele vai morar nos EUA por conta do trabalho do pai (trabalhava no Banco do Brasil) e lá aprende a falar inglês. Ao 11 aí sim ele volta para o Brasil e mora em Brasília, cidade que marcará a vida dele.
Se você não sabe, Renato russo gostava muito do movimento Punk, que eu aliás já escrevi sobre esse movimento nesse blog, e foi num lugar onde ele descobriu esse movimento que ele decidiu formar uma banda chamada Aborto Elétrico (1979) com André Pretorius. Porém na banda também entrou Fé Lemos ( sim, o do Capital Inicial ) na bateria. A banda acaba se separando em 1982 por meio de um desentendimento entre Fé e Renato.
Após isso Renato Toca sozinho por um tempo, só com seu violão e tal. E foi nesse período que surge um dos maiores sucessos do rock nacional: "Faroeste Caboclo".
Renato decidi então a voltar tocar em banda. Convida então Marcelo Bonfá para formar a "Legião Urbana". Renato no baixo e vocal e Bonfá na Bateria. Faltava um guitarrista (quem dera fosse eu), então depois de algumas trocas de guitarristas entra Dado Villa-Lobos.
Por um empurrão de seu ex-aluno de Inglês, o baixista da banda Paralamas do Sucesso Bi Ribeiro, Legião Urbana consegue um contrato com a EMI.
Renato Russo numa discussão com a gravadora sobre o arranjo da música "Geração Coca-Cola", tentou se matar cortando os pulsos e com isso não podendo mais tocar baixo. Mas há quem diga que ele fez isso de propósito, pois não queria tocar baixo na banda. Assim, a EMI colocou Renato Rocha (Negrete) para ser o baixista.
Eles gravaram os seguintes CD's pela EMI:
-Legião Urbana (Será, Ainda é cedo)
-Dois (Eduardo e Mônica, Quase sem querer)
-Que país é este (Que país é este, Faroeste Caboclo)
-As quatro estações (Há tempos)
-V (O teatro dos vampiros)
-O descobrimento do Brasil (Giz, Perfeição)
-The Stonewalll Celebration Concert (solo de Renato)
-Equilibro Distante
-Tempestade / O livro dos dias ( A via Láctea )
-Uma outra estação (As flores do mal)

Coletâneas
-Mais do Mesmo
-Música para acampamentos

E um acústico MTV em 1999. Onde se fez um sucesso enorme com a música cover "Hoje a noite não tem luar".

Em 1990 Renato Assume a homossexualidade e descobre que é portador da AIDS.

Depois de projetos solo após um tempo sem a banda, confusões em shows e afundado em drogas (porém "curado"), Renato Russo morre no dia 11 de Outubro de 1996. Apenas alguns dias depois do lançamento de seu disco "A tempestade".

Fica aqui a minha homenagem a esse grande poeta e ídolo de milhões de brasileiros, amantes do mais puro rock nacional. Viva Renato!

Saudações em riffs.


3 comentários:

  1. ele era o cara

    http://drehluvz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Renato Russo era um gênio musical, pena que não teve muito equilíbrio em sua vida pessoal...

    abçs

    http://rodzonline.blogspot.com/
    http://rodzonline.blogspot.com/

    ----------------------------------------------

    Participe da Comunidade do Orkut Blogs sobre Rock e Cinema:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97308660

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto :D
    renato foi um grande poeta mesmo
    e os grandes caras acabam morrendo cedo e/ou por bobagens D: enquanto temos que aguentar esses funkeiros e axézeiros que parecem imortais -.-

    ResponderExcluir