terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Muito Pop, Muitos Nomes.

Por Pedro Antônio
Uma breve história do Pop. Está na Wikipédia: O Pop não é um ritmo, e sim um gênero, já que é "um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil". O objetivo é executar muito pra vender muito. Se você ainda não sacou, estamos falando da Popular Music, a indústria do sucesso e a ditadura da beleza.


O Pop tem suas raízes entre os anos 30 e 40, quando surgiram o Blues e o Country, que acabaram se fundido no Rock n Roll. Esses gêneros influenciaram, anos depois, o surgimento das primeiras boy bands, as quais não faziam uso de instrumentos, a partir de 1950. Nos anos 60 surge o Soul, o Funk e nomes como Neil Diamond, Bob Dylan, James Brown, Ray Charles, Stevie Wonder e The Beatles. Além de Sonny & Cher, ícones do Hippie. Nos anos 70, sugem (entre muitos) Cher, Jackson 5, ABBA Bee Gees, Billy Joel, Elton John e Michael Jackson em solo. Anos 80, Michael Jackson lança sue segundo álbum Thriller, o disco mais vendido de todos os tempos. Surge a New Wave. Madonna, Janet Jackson, Kilye Minogue, Prince, Duran Duran, A-Ha, Cundi Lauper, Whitney Houston, The Police. MJ é considerado o Rei do Pop, Madonna a Rainha do Pop e Cher a Diva do Pop. Com o surgimento da MTV, a divulgação da música através dos videoclipes fica ainda mais popular (pra quem ainda não percebeu, a Music Television puxa uma certa asa pro Pop). Nos anos 90 ressurgem as boy bands e aparecem as primeiras girl groups, Backstreet Boys, N' Sync, Spice Girls, Destiny's Child. Explode o Pop Latino com Ricky Martin, Enrique Iglesias, Thalia e a Rainha do Pop Latino, Shakira. MJ lança discos de sucesso e firma seu título de Rei do Pop. Mariah Carey lança Hero. Madonna lança Erotica, seu álbum de menos sucesso. Surgem as princesas do pop, Britney Spears e Christina Aguilera.


A partir do ano 2000 o Pop fica ainda mais tecnológico, explícito e... Popular! Existem muito mais nomes que esses, mas estão aqui reunidos os que mais deram o que falar. Britney Spears, a nova Rainha do Pop (e dos escândalos), a dupla de falsas lésbicas t.A.T.u, o grupo mexicano RBD, Jessica Simpson, Christina Aguilera, Mandy Moore, o ex-N' Sync Justin Timberlake considerado o Príncipe do Pop, Pink, Beyoncé, Hillary Duff, Lindsay Lohan, Kelly Clarkson, Maria Carey, Madona fracassa mas arrasa com S&S Tour, Ashlee Simpson, os virgens Jonas Brothers, Miley Cyrus, Rihanna, Chris Brown, Paris Hilton, Ashlee Tisdale, Vanessa Hudgens, Selena Gomez, Demi Lovato, Cher, MJ, Leona Lewis, Adam Lambert, La Roux, Katy Perry, Shakira, Kilye Minogue, Ke$ha e a excêntrica Lady Gaga. É claro que tem muito mais que isso, mas isso foi o que tinha na Wikipédia e os que eu consegui lembrar.


Não se esqueçam, o Pop é muito mais que dinheiro e "música de mentira". O Pop é tecnologia, super produções, gente bonita, e sucesso nas rádios.

4 comentários:

  1. o pop é muito mais que dinheiro e musica de mentira. o Pop é tecnologia, super produções, gente bonita e sucesso nas rádios.

    po, fala sério?
    se isso foi ironia me desculpa, entendi errado
    mas dinheiro traz tecnologia e super produções.
    e as musicas são sim de mentiras, não há poesia no Pop, são caras ricos em volta de uma mesa compondo como máquinas para menininhas bonitas e caras fortes cantarem, pop é isso ae.

    Eu não sou nenhum rockeiro não
    ouço Lady Gaga, Justin Timberlake e outras coisas do pop maaas o pop se resume a grana e músicas "falsas" sim.

    ResponderExcluir
  2. Bernarno,
    O Pop pode ser realmente isso que você falou. Mas quem realmente liga? O Pop é fútil, divertido e caro. Mas esse preço eu pago.

    ResponderExcluir